sexta-feira, 15 de março de 2013

Adeus MSN


Homenagem ao Windows Live Messenger MSN.


Hoje dia 15 de março de 2013 é o dia anunciado para aposentadoria do Windows Live Messenger MSN, sucessor do MSN Messenger que nasceu em 21 de julho de 1999, teve ao todo 17 versões entre as fases Messenger e WLMconcluo que fez parte da vida de quase 100% das pessoas que são usuários de computador pelo mundo nesses quase 14 anos de vida de msn.





Eu com os meus 34 anos, acho que tenho o dever de fazer minha homenagem ao MSN, não só eu como aqueles que nasceram nas décadas de 50, 60, 70 e 80 e vou explicar a seguir a razão disso, não só pelo msn ser uma evolução do ICQ e IRC, e dar a oportunidade de popularizar de vez as “instant messages (IM)”, mas também iniciar o uso de “emoticons” e webcam (ver mamilos e outras formas sórdidas para o uso das mesmas).

Sim, com o msn veio também como em qualquer outra evolução os benefícios e malefícios de uma invenção, assim como Santos Dumont que viu sua invenção virar arma na Primeira Guerra Mundial, o msn trouxe a facilidade para pedofilia, sequestros e mais uma série de coisas que fica subjetivo ao julgamento de qualquer um, mas com certeza mudou e criou comportamentos, como sexo virtual, namoro à distância, aproximou pessoas e ao mesmo tempo as afastou, diminuiu distâncias como em casos de um imigrante qualquer em um país estranho que tem a oportunidade de ver os entes queridos na sua cidade natal e em contrapartida afastando as pessoas do convívio em sociedade se isolando e criando um alter ego que apenas se relaciona com pessoas virtualmente, dando o pontapé inicial no que vivenciamos hoje nas redes sociais com milhares de amigos (virtuais), o bom msn se vai, mas seu legado fica, a evolução dos estereótipos, “fakes, stalkers, noobs, geeks, trolls”, dentre outros.

Mas nem tudo está perdido, acho que o valor do msn para nós que nascemos entre as décadas de 50 e 80 é diferenciado, porque podemos ver com outros olhos, de quem viveu sua vida ou grande parte dela sem a necessidade de um celular ou um computador, essa nossa geração que foi a última a brincar na rua, jogar pião, bolinha de gude e empinar pipa. Usávamos o correio, mandávamos cartas escritas a mão para as pessoas que gostávamos, as meninas colecionavam papéis de carta e os meninos selos, os documentos eram datilografados na famosa Maquina de Escrever. Nossa geração que escutava música usando a Vitrola, que “baixava suas músicas” nas rádios FM gravando-as com a fitinha K7, quem está lendo e é daquela época está com um sorriso no canto do rosto lembrando do pause, rec play, aguardando o locutor anunciar sua música, na época nem se pensava em Surround em 5.1, falando nisso, você dessa geração foi a primeira a aprender a programar o Video Cassete (VCR), quem nunca programou o vídeo para gravar a novela para mãe? Descobrimos o Video Game, fomos os primeiros a jogar Telejogo, Atari, Nintendo... Vimos a chegada do CD. Os carros não tinham e nem se sonhava em ser obrigatório cinto de segurança, muito menos se pensava em airbag, o freio ABS só chegou nos carros em 78. Não existia internet, muito menos o Google só o seu antecessor a Barsa e nossa vida era maravilhosa, sem Iphone, Ipod, Ipad, facebook, twitter, msn

Quem teve a oportunidade de ver todas essas coisas, pode avaliar e saudosamente lembrar de todas as namoradinhas(os) que conheceu, casamentos hoje consolidados, netos mostrados pela cam em primeira mão aos avós, matar a saudade de alguém longe, abrir uma cerveja na frente do computador com seu amigo que está em outro continente também com uma gelada na mão para brindar um happy hour de outrora, tudo isso graças ao msn.

Acho que só nós que fizemos parte dessa geração que nasceu até os anos 80 sabemos a verdadeira significância disso e insignificância intrínseca do mesmo, de que é algo que não existia até então, acaba virando algo indispensável feito o celular e o msn que é colocado em nossas vidas feito um cinto de segurança e somos obrigados a usa-lo e sem perceber inserimos isso no nosso dia a dia, acabamos acostumando, gostando e não conseguindo mais viver sem esses "apetrechos" no cotidiano, onde subjetivamente para alguns deixam de ser ferramentas para passar a muletas, como eu disse, muda o comportamento, muda o caminho da história, como os aviões na primeira guerra.

Faço essa homenagem ao MSN pois tive boas experiências e muitas oportunidades, tanto pessoais, românticas e profissionais, otimizando tempo, distancia e dinheiro. A única coisa que me deixa triste com sua partida, é que a tecnologia é tamanha hoje que infelizmente não posso guarda-lo em uma caixa e coloca-lo do lado da minha maquina de escrever, das minhas fitas K7, da minha Vitrola e do meu Atari, para de vez em quando eu possa dar uma olhadinha neles e relembrar meu passado e ver as ferramentas que formaram minha vida e forjaram o meu caráter.